7 a 9 de NOVEMBRO

HOLAMBRA - SP

A 14ª edição do EPATESPO (Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico) acontece na Estância Turística de Holambra, região metropolitana de Campinas, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2018 sob o tema central “A Legitimação da Saúde Bucal como Direito - Perspectivas e Desafios do Estado e Municípios” .

FALTAM APENAS:
  • 00

    dias

  • 00

    horas

  • 00

    minutos

  • 00

    segundos

EPATESPO
HOLAMBRA SEDIA O EPATESPO 2018 EM NOVEMBRO

A 14ª edição do EPATESPO (Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico) acontece na Estância Turística de Holambra, região metropolitana de Campinas, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2018 sob o tema central “A Legitimação da Saúde Bucal como Direito - Perspectivas e Desafios do Estado e Municípios”. A participação é aberta a toda a comunidade envolvida com o serviço público de Saúde Bucal. Faça sua adesão gratuita e inscreva seus trabalhos de Pesquisa Científica ou Relato de Experiências, clicando aqui . O prazo para entrega é até 07 de outubro de 2018. Para ver a programação completa clique aqui.

SOBRE O TEMA CENTRAL

EPATESPO 2018 – Holambra “A Legitimação da Saúde Bucal como Direito: Perspectivas e Desafios do Estado e Municípios”..

A comemoração dos 30 do Sistema Único de Saúde (SUS) evidencia que, ao longo dessas três décadas de existência, foram muitos os benefícios à população brasileira, identificados como melhoria nos níveis de saúde, na prestação de serviços, na formação de profissionais e na produção de conhecimentos científicos. Entretanto, percebe-se que, para sua manutenção, é necessária a constante afirmação do direito universal à saúde pública, o que inclui a saúde bucal. Manter-se na pauta da agenda política requer o reconhecimento, pelas instituições do poder, que a saúde bucal é uma demanda e direito da sociedade e não pode ser pensada apenas como um apêndice das ações e serviços prestados pelo SUS. A notoriedade da Política Nacional de Saúde Bucal, resultado de um ativismo político e profissional que produziu teoria, metodologias e estratégias de intervenção em consonância com o SUS, instiga trabalhadores, gestores, pesquisadores e a comunidade a se mobilizarem para vencer os desafios e planejar o futuro que contemple ações e serviços de saúde bucal integrados, resolutivos e de qualidade. A recente publicação, pelo Ministério da Saúde, do livro A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde, reanima esse compromisso e o EPATESPO é um momento em que todos os atores entram em cena para refletirem, debaterem e se fortalecerem para os próximos 30 anos!


SOBRE O EVENTO

EPATESPO 2018 – Holambra “A Legitimação da Saúde Bucal como Direito: Perspectivas e Desafios do Estado e Municípios”.
Acontece em Holambra (SP) de 07 a 09 de novembro a 14ª edição do EPATESPO, o Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico. Neste encontro toda a programação é voltada ao aprimoramento da atenção em saúde e da gestão, valendo-se da difusão do conhecimento, da valorização das trocas de experiências e da interação ensino-serviço entre as Faculdades, Institutos de Pesquisas, Associações de Classes e a Rede de Serviços de Saúde. Os trabalhos desenvolvidos nas academias e na própria rede de atenção em saúde também têm um espaço especial de mostra para exposição e apresentação dos autores. A comissão científica composta por renomados professores das academias avaliam e escolhem os 3 melhores trabalhos nas modalidades de Pesquisa Científica e Relato de Experiências. Todos os resumos aprovados são publicados na Revista Saúde e Sociedade da FAUSP e APSP em edição suplementar/anais. Desde a última edição, o EPATESPO promove os Espaços Autopoéticos em que os temas abordados nas mesas são aprofundados com ampla interação e senso de atitude. Os resultados buscam expressar o pensamento do coletivo da saúde bucal no que se refere à melhora das práticas do serviço público odontológico. No final, todas essas atividades se amalgamam em uma carta com proposições para as Diretrizes da Gestão da Atenção em Saúde Bucal em todo o Estado de São Paulo. Este documento pretende influenciar os Movimentos dos diversos atores da área e as tomadas de decisão dos gestores públicos. A participação é aberta a toda a comunidade envolvida com o serviço de saúde bucal. Faça a sua inscrição gratuita e apresente o seu trabalho. O prazo para inscrição de trabalhos se encerra em 07 de outubro de 2018.

PROGRAMAÇÃO

Recepção e Credenciamento

08:00 as 8:30h

Conferência Magna

Tema central

08:30 às 09:30h

Mesa 1 - Política Nacional de Saúde Bucal

(PNSB) e a Política Nacional de Artewnção Básica (PNAB)

09:45 às 10:45h

Espaço Autopoiético 1

Reflexões sobre a mesa 1

11:0 às 12:30h

Horário para Almoço

12:30 às 13:45h

Mesa 2 - PNSB e Paxtuações de Redes

14:00 às 15:30h

Espaço Autopoiético 2

Reflexões sobre a mesa 2

15:30 às 18:00h

Abertura Solene

Conferência de Abertura

18:30 às 20:00h

Apresentação de Trabalhos

(Pôsteres)

08:00 as 9:00h

PNSB e Promoção de Saúde/h2>

Mesa 3

09:00 às 10:30h

Espaço Autopoético 3

Reflexões sobre a mesa 3

10:45 às 12:30h

Horário para Almoço

12:30 às 13:45h

Cursos

14:00 às 17:00h

Oficinas APATESB

Para técnicos (ASB/TSB)

14:00 às 18:00h

Apresentação de Trabalhos

(Pôsteres)

17:00 às 18:00h

Reunião de Relatoria

Documento Base da Carta de Holambra

19:00h

Plenária Final

Documento final Fechamento do EPATESPO

09:30 as 12:30h

Horário para Almoço

12:30 às 13:45h

Passeio Turístico

13:45 às 16:00h

Siglas adotadas:

PNSB: Política Nacional de Saúde Bucal
PNAB: Política Nacional de Atenção Básica
ASB: Auxiliar de Saúde Bucal
TSB: Técnico de Saúde Bucal


location icon
LOCAL DO EVENTO

Centro de Cultura e Eventos Jan Heijdra
Avenida Mario Bonano, s/nº, ao lado do Moinho Povos Unidos
Holambra - SP

email icon
CONTATO

Formulário de Inscrição
Envio de Trabalhos
Contato
Dúvidas: (19) 3902-4120

back to top