CALENDÁRIO OFICIAL DE HOLAMBRA

    Fevereiro


  • Carnaflores

    O Carnaflores, celebrado anualmente com shows ao vivo, blocos e muita folia, garante a moradores e turistas uma opção diferenciada de carnaval de rua, com ambiente e diversão voltados para a família.
    Além dos bailes, um criativo e inusitado desfile é realizado tradicionalmente às 14h da terça-feira de Carnaval, percorrendo quase toda a extensão da Alameda Maurício de Nassau.
    Diferente das festividades de outros municípios, em Holambra os foliões formam blocos, constroem carros alegóricos em cima de carretas de tratores e saem às ruas para se divertir, conscientizar o público e satirizar temas polêmicos que envolvem política e sociedade. 


  • Abril


  • Semana Santa

    A Semana Santa é uma celebração de fé, arte e religiosidade tradicional, com exposições de pinturas que retratam a Via Sacra, procissão, encenação da Paixão de Cristo e uma manhã dedicada à pesca na lagoa da Nossa Prainha, no centro da cidade.


  • Dia do Rei e Corrida do Rei

    Um festival único, que promove a integração entre cultura e esporte para celebrar as tradições trazidas pelos imigrantes holandeses e as raízes que fazem de Holambra uma cidade diferenciada.
    Iniciada com uma prova de pedestrianismo que percorre os principais pontos turísticos da cidade, a festa continua com apresentações artísticas e folclóricas em frente ao Moinho Povos Unidos – o maior da América Latina e ponto de partida e chegada da Corrida do Rei.
    Uma das principais festividades da Holanda, o Dia do Rei (originalmente, Dia da Rainha) surgiu para comemorar o aniversário da rainha Wilhelmina, que ocupou o trono real em 1891. Desde então, o evento comemorativo acontecesse sempre no dia do aniversário do monarca regente – atualmente, o Rei Willem-Alexander, nascido no dia 27 de abril.


  • Maio


  • Festival Geraldo Pires

    O Festival Geraldo Pires é um evento de celebração da cultura caipira que reúne violeiros e cancioneiros de toda a região para uma competição musical. A festa, realizada no bairro Palmeiras (zona rural), tem o objetivo de manter vivas as raízes sertanejas, a tradição da moda de viola e o contato das novas gerações com essa arte tipicamente brasileira.


  • Junho


  • Hortitec

    A Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas) é a maior feira de horticultura da América Latina, realizada anualmente no mês de junho. Voltada para produtores e profissionais de agribusiness interessados em conhecer as tendências do mercado, trocar experiências e fazer e programar negócios, a Hortitec traz cerca de 350 expositores do Brasil e do exterior, que apresentam as últimas novidades em instalações, equipamentos, insumos e demais tecnologias para flores, frutas, hortaliças, florestais e culturas intensivas. A feira oferece ainda oficinas de capacitação e ciclo de palestras.


  • Julho


  • Festival de Inverno

    O Festival de Inverno é realizado anualmente no mês de julho com o objetivo de garantir opções de diversão, cultura e arte para os jovens durante o período de recesso escolar, bem como de fomentar o turismo, valorizar os artistas de Holambra e região e criar uma vitrine para que eles possam mostrar seu trabalho e divulgar seu trabalho.


  • Enflor e Garden Fair

    Voltado para floristas, artistas florais e decoradores, o Enflor (Encontro Nacional de Floristas) é uma feira de negócios em que os participantes podem conferir tendências e conhecer o que há de mais novo em flores, plantas ornamentais, embalagens, presentes, ferramentas e acessórios de arte floral. 
    Vitrines com ambientes decorados por grandes nomes do setor também fazem parte da mostra, que conta ainda com cursos, palestras, oficinas e eventos exclusivos. 
    O Garden Fair (Exposição de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo), por sua vez, destina-se a paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes. A exposição reúne cerca de 170 expositores todos os anos, além de oferecer congressos, palestras, demonstrações práticas e visitas.


  • Trekker Trek

    O Trekker Trek é uma divertida competição de tratores envenenados. 
    As máquinas usadas nesta competição são pra lá de especiais: podem ter até seis motores e até mesmo turbinas de avião para que possam puxar cargas de até 15 toneladas.
    Cada trator deve puxar uma carreta com peso móvel, que vai ficando mais pesada à medida que avança pela pista. Quando o motorista consegue chegar ao final da reta de 100 metros, acontece o “Full Pull”. Se dois ou mais tratores conseguirem o Full Pull, eles precisam refazer a prova com uma carga mais pesada. Ganha aquele que conseguir percorrer a maior distância com maior peso.
    Original dos Estados Unidos, a competição era feita por fazendeiros que tentavam arrastar uma pedra grande a maior distância possível. A partir dos anos 70, começaram a construir máquinas mais potentes, com até quatro motores. Nessa mesma década o esporte foi levado para a Holanda, onde ficou mais conhecido. 
    O esporte chegou ao Brasil em 1992. A primeira competição foi realizada em Holambra, organizada por descendentes de holandeses que já conheciam o esporte do país europeu. 


  • Agosto


  • Mercado das Pulgas

    O Mercado das Pulgas (ou Vlooien Markt) é uma feira de venda e troca de produtos usados. Ela reúne, a cada edição, aproximadamente 90 expositores (moradores da cidade) oferecendo uma enorme variedade de itens como utensílios domésticos, bijuterias, sapatos, roupas, livros, CDs, DVDs, antiguidades, brinquedos e ferramentas por preços baixos. Acontece duas vezes por ano, nos meses de abril e agosto.


  • Setembro


  • Expoflora

    Maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora é o principal evento do calendário local e um dos importantes do interior do Estado de São Paulo. 
    Em um único mês, o município recebe mais de 300 mil visitantes - aproximadamente 30 vezes o número total de habitantes. 
    A feira reúne exposição de flores, mostras de paisagismo, danças folclóricas holandesas, visitas ao museu, um mini sítio, shows, chuva de pétalas, desfile de carros alegóricos e muitas outras atrações. Uma festa irresistível!


  • Outubro


  • Aniversário da Cidade

    Em outubro, Holambra comemora o aniversário de sua emancipação político-administrativa. As festividades reúnem apresentações artísticas e folclóricas, concursos de fotografia, de bolo e um ato cívico, realizado no dia 27 (data exata do aniversário).


  • Novembro


  • Encontro de Veículos Antigos

    Realizado anualmente, o Encontro de Veículos Antigos reúne mais de 200 automóveis e expositores vindos de todo o Brasil – 70% deles com placas pretas (carros restaurados e de coleção). É considerado o maior evento coberto do segmento no Brasil e está entre os dez maiores do país.


  • Dezembro


  • Festa de São Nicolau

    São Nicolau foi um arcebispo turco que deu origem ao Papai Noel. Ainda hoje, ele é a figura central de celebrações natalinas em alguns países europeus – entre eles, a Holanda.
    Assim como o Papai Noel, São Nicolau tem ajudantes fiéis – os Pedros Negros, responsáveis por avaliar o comportamento das crianças ano após ano.
    Entre novembro e dezembro, Holambra recebe os Pedros Negros e São Nicolau para celebrar o Natal da maneira como ele é comemorado por parte dos imigrantes. Por aproximadamente 15 dias, os Pedros Negros percorrem a cidade distribuindo balas, visitando escolas e conversando com as crianças. No final de semana mais próximo do dia 5 de dezembro, a festa é encerrada com a chegada de São Nicolau, que lê as cartinhas e distribui presentes para as crianças da comunidade.


  • Natal de Holambra

    O Recinto da Expoflora abre suas portas no mês de dezembro para uma inesquecível experiência natalina, repleta de encantos e magia para todas as idades. Nesse período, o local é transformado em uma belíssima Vila de Natal, que abriga toda a programação artística, cultural e folclórica do Natal de Holambra – uma das principais festas de fim de ano de todo o Estado de São Paulo.
    Concentrada em uma área de aproximadamente 100 mil m², a festividade reúne mais de dois milhões de luzes, dezenas de figuras robotizadas em tamanho real e mais de 200 peças que trazem o espírito natalino para dentro da única Estância Turística da Região Metropolitana de Campinas.
    Entre as atrações está o Presépio Vivo, encenado por atores voluntários da comunidade. Através de um percurso temático, o visitante participa de um grande espetáculo teatral ao ar livre, que todos os anos busca trazer reflexões sobre temas universais como paz, amor e solidariedade. 

HOLAMBRATV

Seja bem vindo a nossa cidade. Conhceça um pouco mais sobre a cidade através do nosso canal de vídeos.

250x140


Copyright 2014 | 2016 - Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra - Todos os direitos reservados