A FLOR DA VIDA

Uma obra de Arte Comunitária

Flor da Vida

I - Introdução: O processo de criação da Flor da Vida
Rosa Ângela Schoenmaker

Logo que soube da vinda da Jaana (Bombin), manifestei meu interesse em estar junto. Como ela se hospedou em casa ficou muito fácil de estar em sintonia como projeto dela e a identidade com os objetivos do projeto. Eu havia adoecido e fiquei fora do inicio das reuniões do grupo, mas sempre conectada com o que acontecia. Uma tarde vi que Jaana estava criando a miniatura da flor e me ofereci para ajudá-la.  Sentamos as duas e ela me deu um fio de arame e disse para que eu criasse a alma da flor. Logo pensei na imagem da estrela de cinco pontas, representando a imagem cósmica do ser humano que Leonardo da Vinci representou de forma magnífica no pentagrama. Então fiz 5 arcos e tratei de fazê-los mais vivos e livres no espaço... Jaana e eu trocamos alguns pensamentos sobre o tema da Flor da Vida. Tecemos imagens, voamos juntas. A conversa era profunda e tocava nossos corações. A ideia de ver as pessoas envolvidas era linda e servir esta causa fazia dela mais especial ainda. Uma grande alegria invadia minha alma em poder ajudar a realizar este projeto artístico comunitário liderado por essa grande artista finlandesa chamada Jaana Bombin.

Centro Social Holandês
Fomos para o Centro Social Holandês com a argila e goivas para trazer a experiência de modelar pássaros com os moradores da Casa Mãe. Trazer para a alma a vivência de modelar pássaros já era uma experiência libertadora nesta fase da vida onde as pessoas estão com limitações da mobilidade. Aos poucos vi que os rostos dos artistas foram se transformando, preenchidos por um grande alegria. Até as acompanhantes quiseram fazer seu pássaro. O tempo passou rápido, tivemos um pequeno intervalo para o café e finalizamos o trabalho. Tínhamos pássaros que seriam pendurados na Flor da Vida. Era a vida começando a fluir para dentro da obra bem como para dentro da alma da vida, da alma das pessoas que participaram.

Um por todos e todos por um
Enquanto isso atividades paralelas ocorriam pois, ao mesmo tempo, a Flor da Vida estava sendo cuidada e acompanhada por outras pessoas: Jos, Frans, Glauco, Guus, Geraldo, Dick, Lucila. Uns estavam cuidando da grande folha de ferro reciclado que estava sendo construída no espaço da (empresa) HBA. Íamos assim, co-criando a Flor da Vida. E assim ela se tornou a Flor do Amor, uma expressão do encontro humano.   

As conversas eram permeadas de respeito às diferentes formas de pensar e os caminhos para as soluções conjuntas foram descortinando.  Nossa Flor estava crescendo em Beleza externa mas também interna com as experiências que cada um de nós íamos vivendo e carregando no coração. Lembrei da frase de Goethe que dizia que a Beleza está nas diferenças. E assim fomos encontrar com a beleza que havia no NAOTT. Um tesouro escondido. No NAOTT, os artistas participantes iriam modelar as Pérolas que seriam penduradas na Flor da Vida. As pérolas nascem da dor, a ostra trabalha muito para gerar a pérola. E que belas elas são.

NAOTT - Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho
Fomos diversas vezes a este Núcleo que se tornou a casa que abrigou grande parte da realização da Flor da Vida. La nós nos reuníamos para tecer um olhar para a harmonia e também para os nós da nossa Flor da Vida. Os testemunhos desta tarefa foram as pessoas que lá atuam como verdadeiros artistas de pérolas. A vida tem partes leves e perfeitas, mas também tem nós, diferenças. Logo iniciamos o trabalho. Todos estavam acomodados nas mesas grandes aguardando a orientação da Jaana. Encontramos soluções criativas para que ninguém ficasse de fora. Um participante modelou as pérolas com os pés. A produção de pérolas foi grande e maravilhosa. Diria surpreendente. Integrar as diferenças foi nossa estrela guia. Era visível o sentimento de alegria e contentamento nos olhos de todos.

Escola Novo Florescer (Fundão) e Escola Participação
As crianças destas unidades modelaram pequenas folhas que também fazem parte desta obra de arte social construída por tantas pessoas durante estes dias. Após rápida explicação da Jaana, todos colocavam-se a trabalhar e surgiam folhas com as mais diversas formas, desenhos e tamanhos...


Flor da Vida

II - Explicação do processo criativo
Chico Schoenmaker

Quando Jos lançou a ideia, senti que seria um grande desafio e que precisaria de um “grupo cerne” que carregasse o projeto.
Trabalhos preparatórios via e-mail...
Jaana chegou...
Alinhamento de imagens... Mãos à Obra!

A ideia original, Árvore da Vida, vai se transformando aos poucos...
...Cidade das Flores...
...Lago Vitória Régia...
...Um emaranhado de arames no NAOTT...
...Nasce a Flor da Vida!...
...Um rabisco durante um café...
...A Flor será uma Vitória Régia!

...Um protótipo em arame...
...Definir material, correr atrás de doações!...
... Centro Social e Escolas produzindo pássaros e folhas...
...E as pessoas da NAOTT fazendo as pérolas...
...Glauco “queimando” as peças... lixar... pintar...
...Guus montando a plataforma flutuante...

O Resultado: Uma verdadeira e bela Obra de Arte Coletiva e Comunitária!
Quantas pessoas de boa vontade e dispostas a ajudar! Quantas pessoas criativas! E a criatividade em grupo é um acelerador!


Flor da Vida

III - Comentários dos participantes

The Beauty (A Beleza)
It has an invisible form (Ela tem uma forma invisível)
Through the creation (Através da criação)
The Beauty becomes visible (A Beleza se torna visível)
Through the touch of hands (Através do toque das mãos)
Through us (Através de nós)
You and me (Você e eu)
It becomes the Beauty of Life (Ela se torna a Beleza da Vida)
- Jaana Bombin

Fui apresentado à Jaana Bombin por minha colega de IMO-Finlândia, Tertta Paananen, em meados de abril de 2018, em Viitasaari, onde passava alguns dias de férias. Além de ser artista plástica e escultora renomada na Finlândia, ela também contribuía para a realização de Obras de Arte Comunitárias. O que mais me tocou em nossa conversa foi sua abordagem da construção destas obras: o “esvaziar-se dos próprios (pre)conceitos para realmente poder ouvir e acolher propostas do que se quer construir... confiar no processo... confiar que em toda comunidade tem os talentos necessários para responder às necessidades que se apresentarem... ser antes de tudo “fermento na massa” para ajudar no processo de fazer crescer o que se busca realizar”. Chamou minha atenção que esses ingredientes são fundamentais para qualquer obra social, inclusive meu trabalho de “facilitador de desenvolvimento humano e organizacional”.
No final de setembro, Jaana veio para o Brasil e na primeira semana de outubro iniciou-se a Obra de Arte Coletiva que resultou na “Flor da Vida”. Fora a confecção das folhas por alunos das escolas (Escola Municipal Novo Florescer e Escola Participação), só pude participar à distância, via Whatsapp, das articulações que fizeram a Flor da Vida vir à tona na vontade coletiva dos envolvidos. Foi realmente maravilhoso ver como os princípios acima elencados atuaram na prática, na construção desta Obra de Arte Coletiva: a Flor da Vida!
- Jos Schoenmaker

A experiência de participar da construção desta obra foi muito especial pra mim e para todos do NAOTT. Se unir em torno do fazer coletivo de uma obra de arte, partindo do projeto inicial de Jaana, muitos pontos de vista e muitas opiniões, contribuir e aceitar a contribuição do outro, o trabalhar em grupos, a responsabilidade mútua, a montagem dos resultados, todo processo foi muito positivo.
Aos poucos a obra foi ganhando formas e um significado de pertencimento a todos os envolvidos. Acredito que construímos juntos um novo olhar sobre a obra pública. Muito grato pela oportunidade!
- Glauco Panfiete Zia

Trabalhar voluntariamente numa obra conjunta nos aproxima das pessoas. Descobrimos o grande valor de cada um e criamos novas amizades.
- Dick

…fazer junto, com alegria...
...fazer com as mãos e com poesia...
...fazer arte (con)sciência...
...propósito (con)sentido...
...sonho (con)sequência...
...e palavra (con)fiança...
Acredito, tenho grande interesse, e aposto no fazer conjuntamente. Foi um grande prazer conhecer e trabalhar com a Jaana Bombin e fiquei muito honrada em participar dessa obra de arte celebrativa que ela impulsionou e que reuniu muitas pessoas de boa vontade, dedicadas e comprometidas que, com suas mãos, impregnaram com harmonia a matéria que se transformou numa linda flor que ficará flutuando no meio do Lago Vitória Régia, vibrando paz e solidariedade.
- Lucila Machado Assumpção

O que me marcou de forma especial foi ter contato e conhecer as pessoas da NAOTT...
A argila nos uniu além da obra de arte. Gosto de ir lá e entrar nas salas para dar e receber um grande e animado Bom dia!
- Chico Schoenmaker

Semente, árvore, semente!  Uma analogia....
Para se iniciar uma nova vida, primeiro temos que ter a semente. Depois, essa deve ter condições favoráveis de sair da dormência (da zona de conforto) e germinar e crescer. Para tal, o solo, umidade, minhoca, bactérias, abelhas, etc... devem favorecer e dar condições para que essa semente possa sofrer metamorfose e se tornar uma plântula, crescer e se tornar uma árvore e, depois, florescer e proporcionar novas sementes para que se garanta a perpetuação da espécie.
Com esses olhos vejo esse projeto. Uma semente (ideia) nasceu, teve condições férteis (tirou muitas pessoas da zona de conforto) e todas favoreceram para que essa ideia se formatasse, crescesse e se tornasse essa Flor da Vida. Não é, portanto, “apenas mais uma obra de arte” -  e sim a demonstração da importância de termos ideias, sairmos da zona de conforto, trabalhar em conjunto, cada um na sua especialidade, cada um no seu ritmo e tempo, e fazer nascer e vingar essa Flor da Vida.
Cabe agora, a todos nós, que sentimos essa importância, dar continuidade  para que a vida seja reinventada constantemente e, assim, garantirmos a continuidade da própria vida. As árvores simbolizam tudo e exatamente isso.
- Geraldo Eysink        

The best Leader is the Soul of the group (O melhor Líder é a Alma do grupo)
It works for the benefit for all in the commune (Ele trabalha em benefício de todos na comuna)
Benefit for all becomes also the benefit of mine (Benefício de todos se torna também o meu benefício)
If I work only for my behalf I get poorer (Se eu trabalho apenas em meu favor eu empobreço)
When I work for the others I get much more (Quando eu trabalho para os outros, ganho muito mais)
That is to become rich in soul (É isso que o transforma rico de alma)
That I think we achieved during this very project (Isso eu acredito que conquistamos com esse projeto)
I feel so rich having been able to work with You all. (Me sinto muito rica tendo podido trabalhar com todos vocês).
- Jaana Bombin

Jaana e eu trocamos alguns pensamentos sobre o tema da Flor da vida. Tecemos imagens, voamos juntas. A conversa era profunda e tocava nossos corações. A ideia de ver as pessoas envolvidas era linda e servir esta causa, mais especial ainda. Uma grande alegria invadia minha alma em poder ajudar a realizar este Projeto Artístico Comunitário.
- Rosa Ângela Schoenmaker

A Arte precisa compreender que sua missão é carregar a vida espiritual para o dia-a-dia; moldar isso de uma maneira tal que suas formas, cores, palavras e tons atuem como uma revelação do mundo futuro. Nenhum artista poderia criar em seu meio se não vivesse nele impulsos do mundo espiritual. Não pode ser negado que nossa civilização, orientada materialisticamente, impede-nos de entender, de muitas maneiras, a seriedade da Arte.
- Rudolf Steine

Flor da Vida





Perguntas e Respostas:
Lista das perguntas e sugestões enviadas.


menu
menu

O Portal da Prefeitura utiliza cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.