Notícia 26/06/2025

Holambrenses concluem cursos gratuitos de qualificação profissional
24 holambrenses concluíram esta semana os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo programa Caminho da Capacitação, do Governo do Estado.
A atividade foi realizada entre os dias 9 e 24 de junho em uma carreta adaptada, estacionada ao lado do Teatro Municipal Franciscus Johannes Eltink. O espaço funcionou como uma sala de aula móvel, que conta com infraestrutura completa para o ensino teórico e prático dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Gastronomia com Reaproveitamento de Alimentos, em 3 turmas. "Meu objetivo ao me inscrever no curso foi me preparar para arrumar um emprego melhor. Melhorar de vida. Depois, quem sabe, mais para frente, abrir meu próprio negócio?", disse a aluna Thaís da Rocha Ferreira. Moradora do bairro Imigrantes, Pauliane Derisa da Silva, do curso de Auxiliar de Cozinha, elogiou as instalações e a iniciativa. "Eu disse que eu queria morar nesta carreta. Tem tudo que eu imaginava em um restaurante. Você procura uma faca diferente, tem. Você procura uma espátula diferente, tem. O curso é excelente, os professores também. Foi uma oportunidade ótima", falou.
"O Programa Caminho da Capacitação é uma iniciativa fundamental para fortalecer a geração de emprego e renda em nossa cidade. Oferecer qualificação gratuita, acessível e de qualidade é uma forma concreta de transformar vidas, abrir portas no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo local", comentou a presidente Voluntária do Fundo Social, Yvonne Schouten Capato. "
A cerimônia de formatura dos alunos será realizada neste sábado, dia 28, às 15h, no Teatro Municipal Dona Zenaide, em Jaguariúna. O evento contará com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, e irá reunir também participantes do programa de outras cidades da região.
Sobre o programa
O Caminho da Capacitação é parte dos esforços do Governo do Estado no combate à pobreza. O programa está inserido no SuperAção SP, atividade integrada para tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. Serão disponibilizadas em todo o Estado mais de 30 carretas com 46 cursos profissionalizantes gratuitos em áreas como beleza, gastronomia e tecnologia. A ação tem como objetivo ampliar as oportunidades de formação e empregabilidade para a população que mais precisa.