
Dia Mundial das Zoonoses será marcado por informação educativa em Holambra
Próxima quarta-feira, 6 de julho, é o Dia Mundial das Zoonoses. E, em Holambra, a data será lembrada com informação. Agentes de saúde irão distribuir panfletos e orientar a população entre 9h e 15h em uma tenda montada na Rota dos Imigrantes.
Zoonoses são doenças transmitidas pelos animais ao homem e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos delas. Cerca de 60% das doenças infecciosas humanas têm sua origem em animais.
A médica veterinária e coordenadora da Vigilância Ambiental, Angela Varella Katz, explica que a transmissão pode ocorrer de forma direta, principalmente por meio do contato com secreções, como saliva, sangue, urina e fezes ou contato físico, como arranhaduras ou mordeduras. Também de forma indireta, por vetores, como mosquitos e pulgas, ou pelo consumo de alimento contaminado, por exemplo.
Ainda segundo ela, as principais formas de prevenção das zoonoses, são através de estratégias de educação em saúde, manejo ambiental e vacinação animal.
"Informação é fundamental. É importante que a população tenha conhecimento sobre as formas de transmissão das zoonoses para que possa se proteger. Daí a importância de ações educativas como essa", explicou. "A lavagem das mãos, por exemplo, é capaz de reduzir uma grande parcela das doenças".
Dia Mundial das Zoonoses
O dia 6 de julho foi escolhido para lembrar o combate às zoonoses porque nesta data, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou pela primeira vez, com sucesso, a vacina antirrábica, por ele desenvolvida, em um jovem que tinha sido mordido por um cão.
29/06/2022