Notícia 18/06/2026
Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho completa 30 anos de atividades em Holambra
O Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT), mantido pela Prefeitura de Holambra, completa 30 anos de atividades em 20 de junho. O serviço oferece atendimento especializado a pessoas com diversos tipos de deficiência, com foco no desenvolvimento da autonomia, na inclusão social e na preparação para o mercado de trabalho. Ao longo dessas três décadas, dezenas de moradores e suas famílias foram beneficiados pelo trabalho.
Atualmente, o NAOTT atende 32 participantes, que contam com acompanhamento de psicólogo, atendimento odontológico e aulas de música, artes plásticas, artesanato, dança circular, ginástica rítmica e alongamento. O núcleo também dispõe de uma piscina terapêutica, utilizada em diversas iniciativas voltadas à manutenção e à promoção da saúde física e mental dos assistidos. Os participantes ainda produzem em uma horta alimentos que são consumidos em refeições servidas pela Prefeitura e realizam atividades remuneradas dentro da própria instituição, por meio de parceria com empresas do município.
Segundo a diretora municipal de Promoção Social e mãe de uma das assistidas, Viviane Furgeri, o espaço está passando neste momento por uma série de melhorias para oferecer ainda mais conforto, qualidade e oportunidades aos participantes. “Já estão em andamento a pintura de toda a estrutura, a ampliação de uma sala, a troca dos toldos, a instalação de um novo alambrado e de placas de energia solar, além da construção de um quiosque ao lado da piscina e da reforma do quiosque já existente. Também vamos receber móveis planejados e novos equipamentos para a cozinha, mesas de pebolim e de pingue-pongue, cesta de basquete e instrumentos musicais. São investimentos que tornam o ambiente ainda mais acolhedor e ampliam as possibilidades de desenvolvimento dos nossos assistidos.”
Ela destaca que o atendimento no local é realizado de forma multidisciplinar, respeitando as necessidades de cada um. “O trabalho desenvolvido pelo NAOTT busca estimular a autonomia, a convivência e o desenvolvimento das potencialidades de cada assistido. São 30 anos de dedicação de muitos profissionais e de uma parceria muito importante com as famílias, que acompanham de perto a evolução dos participantes.”
Entre essas famílias está a de Alessandro de Paula, que é irmão de um dos assistidos pelo núcleo. “Quando meu irmão chegou aqui, ele era muito tímido. Hoje ele é outra pessoa, uma pessoa feliz. As atividades realizadas foram e seguem sendo super importantes. Meu irmão evoluiu bastante depois que passou a frequentar o NAOTT”, relatou.
Cláudia Aparecida Duarte, é irmã de Adriano, que é deficiente visual e frequenta o NAOTT há mais de uma década " Era minha mãe que cuidava dele e quando ela faleceu, eu tive dificuldade. Então muitas vezes eu vim aqui e falei com a psicóloga pra ver como eu deveria fazer, como eu deveria agir com ele no dia a dia. Aqui eu me senti acolhida e ele também" explicou. "Mudou tudo quando ele veio para cá. Ele tinha dificuldade até de comer sozinho. Ele não andava. Ele tinha medo. Hoje ele toma banho sozinho, ele se troca sozinho. Então ele teve uma independência. O Naott é uma benção."
O prefeito de Holambra, Fernando Capato, destaca a importância do serviço para a rede municipal de assistência social e lembra que o núcleo foi criado durante a gestão de seu pai, o ex-prefeito Celso Capato. “É motivo de muito orgulho ver o NAOTT completar 30 anos mantendo o mesmo propósito de acolher, desenvolver e oferecer oportunidades às pessoas com deficiência. Foi uma iniciativa criada por meu pai e que segue fazendo a diferença na vida de dezenas de famílias de Holambra. Nosso compromisso é continuar investindo para que esse trabalho permaneça forte e cada vez mais estruturado”, afirmou.

