Notícia 15/10/2025

Saúde de Holambra realiza Dia D de atualização da caderneta de vacinação neste sábado
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra realiza neste sábado, dia 18 de outubro, o Dia D da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação, uma oportunidade para que moradores de todas as idades atualizem suas vacinas e reforcem a proteção contra doenças preveníveis. A ação acontecerá nas unidades de saúde Imigrantes e Santa Margarida, das 8h às 15h.
Segundo o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, “o Dia D é uma excelente oportunidade para que a população atualize a caderneta de vacinação, especialmente aqueles moradores que não conseguem comparecer aos postos durante a semana", falou. "Manter a imunização em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva.”
A campanha, que começou em 6 de outubro e segue até o dia 31, oferece antígenos contra doenças como a febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras, "Importante ressaltar que teremos também imunizante contra o HPV para holambrenses entre 9 e 19 anos que não receberam nenhuma dose", explicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Wilma Gomes.
Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão Cidadão atualizado e a caderneta de vacinação.
Campanha de atualização da caderneta de vacinação:
Locais: Unidades de Saúde Imigrantes e Santa Margarida
Horário: 8h às 11h30 e 13h às 16h (segunda a sexta-feira)
Dia D: Sábado, 18 de outubro, das 8h às 15h
Documentos: Caderneta de vacinação e Cartão Cidadão atualizado.
2º mutirão de Papanicolau
O Departamento Municipal de Saúde de Holambra também realizará no sábado, 18 de outubro, das 8h às 13h, o 2º Mutirão de Coleta de Papanicolau, destinado a mulheres de 20 a 64 anos que já iniciaram a vida sexual. O agendamento para o exame deve ser feito previamente em todas as unidades de saúde do município. O exame é um dos principais métodos de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, permitindo identificar alterações que, se tratadas a tempo, evitam o desenvolvimento da doença. Durante o mutirão, as participantes receberão orientações sobre o autoexame das mamas e, se necessário, poderão ter solicitados outros exames complementares, como mamografia e ultrassonografia.